sexta-feira, 5 de abril de 2013

O sábio



Certa vez um sábio conheci
Perguntei-lhe da vida
E ele me respondeu:
“É curta e o amanhã pode não existir.”

Perguntei-lhe das lágrimas
E ele me disse:
“Estas limpam a alma.”

Perguntei-lhe da dor
E ele me disse:
“é uma prova pela qual temos que passar.”

Perguntei-lhe dos homens e das mulheres
E ele me disse: “Peças que se completam,
Como quebra-cabeça, cada um tem uma reentrância,
Que se encaixa no outro. Apesar de algumas vezes
Não encontrarem o encaixe perfeito!

Perguntei-lhe dos sentimentos e ele me disse:
“que não é o que nos torna racional, mas sim humanos”.

Perguntei-lhe de Deus.
E ele me disse:
“Deu-nos tudo, a vida, as lágrimas, a dor,
Os sentimentos e a completude.”

E finalmente perguntei-lhe sobre o amor
E ele me disse:
“Este não cabe nas minhas palavras
Expande-se para a poesia.
De tão abrangente que é
Não cabe na sabedoria
Derrama-se.
Só um ser pode tentar retê-lo
Em algumas palavras.

Eu perguntei: “quem é este ser?”
Ele me disse: “o poeta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário